Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Quesnelia seideliana L.B.Sm. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 09-04-2012

Criterio: B1ab(iii)+2ab(iii)

Avaliador: Miguel d'Avila de Moraes

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Quesnelia seideliana é endêmica do Brasil e ocorre exclusivamente no Estado do Rio de Janeiro. A espécie tem distribuição restrita (EOO=296,02 km²) e ocupa uma AOO de apenas 24 km² em fragmentos de Floresta Ombrófila Densa. De acordo com a distribuição das localidades, foram identificadas três situações de ameaça distintas. A perda e degradação do hábitat são as principais ameaças incidentes e vêm causando o declínio contínuo da qualidade de hábitat. Assim, a espécie foi avaliada como "Em perigo" (EN).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Quesnelia seideliana L.B.Sm. & R. Reitz;

Família: Bromeliaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Q. seideliana foi descrita a partir de um espécime coletado e cultivado nas estufas de Alvim Seidel, proveniente do Estado do Rio de Janeiro, porém sem especificação exata da localidade. Tratava-se de um táxon conhecido, segundo Smith; Downs (1979), somente através do seu material tipo. Q. seideliana é morfologicamente próxima a Q. strobilispica e Q. lateralis.. Possui maior afinidade com Q. strobilispica , da qual distingue-se principalmente pelo porte menos robusto da planta, escapo mais delgado, inflorescência menor e com menor número deflores, e pelas brácteas florais via de regra menores e de cor amarelada (Vieira, 2006).

Dados populacionais

​Populações desta espécie foram registradas para duas localidades do município de Nova Friburgo, uma delas no Parque Estadual de Furnas do Catete, onde ainda é freqüentemente observada, e a outra nas adjacências da estrada que liga Muri a Lumiar, aí com ocorrência já bem reduzida, ocupando alguns trechos de matas remanescentes que ainda sobrevivem à degradação antrópica (Vieira, 2006)

Distribuição

A espécie ocorre exclusivamente no Estado do Rio de Janeiro, conhecida somente para o município de Nova Friburgo (Vieira, 2006).

Ecologia

​Floresce de junho a agosto e frutifica em setembro e dezembro (Vieira, 2006).

Ações de conservação

5.7 Ex situ conservation actions
Situação: needed
Observações: Para espécies com distribuição restrita ou fragmentada e rara, com ocorrência no meio horticultural, como Q. seideliana , medidas de conservação e propagação ex situ são fortemente recomendadas, visando conferir maior segurança contra uma eventual extinção na natureza, e também com objetivo de desencorajar práticas extrativistas prejudiciais à perpetuação da população (Vieira, 2006).

4.4 Protected areas
Situação: needed
Observações: O grau de endemismo de Q. seideliana, aliado ao processo de ocupação humana que promoveu intensa degradação dos seu habitat natural, reforça a importância da adoção de medidas de conservação in situ. Nesse contexto, destaca-se o papel fundamental representado pelas unidades de conservação, pelo fato de abrigarem uma das populações conhecidas da espécie. Esta unidade poderá representar, futuramente, a última oportunidade de sobrevivência dessa planta em seu ambiente natural (Vieira, 2006).

4.3 Corridors
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre no Corredor da Serra do Mar de Biodiversidade da Mata Atlântica (Martinelli et al., 2008).

Referências

- VIEIRA, C. M. Quesnelia Gaudich. (Bromelioideae: Bromeliaceae) do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Pesquisas, Botânica, n. 57, p. 7-102, 2006.

- MARTINELLI, G.; VIEIRA, C. M.; GONZÁLEZ, M. ET AL. Bromeliaceae da Mata Atlântica Brasileira: Lista de Espécies, Distribuição e Conservação. Rodriguésia, v. 59, n. 1, 2008.

- SMITH, L.B.; DOWNS, R.J. Bromelioideae (Bromeliaceae). New York: Hafner Press, 1979. 1493-2142 p.

Como citar

CNCFlora. Quesnelia seideliana in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Quesnelia seideliana>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 09/04/2012 - 13:59:30